Antes de agendar monitoria lembre-se de assistir os vídeos que explicam as teorias e técnicas para realizar os Exercícios experimentais.

Vídeos de auxílio para a realização dos exercícios:

Dia e hora das monitorias:

As monitorias serão oferecidas em:

  • a definir
Como se pode observar é um total de 6h de monitoria disponíveis semanais, de manhã tarde e noite. Cada monitoria tem duração máxima de 50 min previstos.
*Estes horários estão sujeitos a alterações no futuro. Os alunos serão notificados se houver mudanças e atualizarei o site.
Regras para monitoria:
  1. É necessário agendar a monitoria, não pode simplesmente aparecer no laboratório nos horários especificados. Esta regra se faz importante para que mais de um grupo não apareça ao mesmo tempo no laboratório. Para agendar mandar e-mail para fukusima@usp.br até as 18h do dia anterior a monitoria (no caso da monitoria da segunda, mandar até sexta), ou procurar o monitor durante a aula de PGE 3. E-mails recebidos depois das 18h não serão lidos no dia anterior e portanto o grupo não será agendado. Alunos que não agendarem não serão atendidos mesmo que apareçam no horário da monitoria. Procure marcar com antecedência, pois pode ocorrer de o horário no qual você quer marcar a monitoria outro grupo ja tenha agendado antes.
  2. Faça silêncio durante a monitoria no laboratório. Possivelmente o monitor estará rodando experimento, ou outros pesquisadores estarão rodando experimento em salas próximas. Respeito aos pesquisadores é essencial.
  3. Não venha procurar monitoria fora do horário marcado. Alunos que vierem fora do horário marcado de monitoria não serão atendidos. Muitos alunos deixam os exercícios para a ultima hora a aparecem no laboratório na véspera da entrega sem saber como começar os exercícios. Independente da demanda estes alunos não são atendidos. Portanto seja esperto, não faça isso.
  4. Tente fazer o trabalho antes de vir para a monitoria. Monitoria é um tempo limitado para tirar dúvidas e não para o monitor te ensinar tudo.
  5. Não deixe tudo para a ultima hora e seja respeitoso com o monitor e o professor. As situações desagradáveis de monitoria ocorrem majoritariamente porque muitos deixam os exercícios para a ultima hora e estes percebem que precisam de auxílio, se deslocam para o laboratório e acabam não sendo atendidos. Portanto, por favor evitem esta situação.

Observações
1) Ainda sobre o horário da monitoria. Fora deste horário não somos monitores. Assim como vocês, temos diversas atividades para fazer além da disciplina de PGE III, mesmo que estivermos no laboratório estaremos ocupados com nosso afazeres.
2) Monitoria não é aula. Antes de procurar o monitor, consulte o site para ver se sua dúvida não está respondida aqui.

Dicas

Sobre os experimentos
Uma dica para vocês é não deixar tudo para a última hora. Para realizar os exercícios vocês não precisam saber como analisá-los. Por isso vocês podem realizá-los com antecedência. Então quando o professor Sérgio explicar o modo de analisar os dados, vocês já os terão e poderão fazer isso o mais rápido possível. Desta forma vocês terão mais tempo para fazer o relatório e se precisarem de monitoria, ela será melhor aproveitada.

Se você tem dúvidas quanto a análise dos seus dados, ou sobre como redigir o relatório, clique nos links abaixo:

Exercício 1
Exercício 2
Exercício 3

Sobre as planilhas individuais, vocês devem enviá-las por e-mail, da seguinte forma:
juntem todos os arquivos numa pasta, comprimam esta pasta com um nome para o grupo (usem Winrar ou Winzip - quase todos computadores têm um dos dois) e enviem para / com o nome do grupo, de acordo com esta classificação aqui.