Durante o curso de PGE III você deverá executar 3 exercícios experimentais:

Exercício 1: Discriminação de Tamanhos pelo Método dos Estímulos Constantes.
Exercício 2: Método Confidence Rating – Teoria de Detecção de Sinal.
Exercício 3: Estimação de Magnitude.

Esses exercícios deverão ser feitos em atividades extra-classe. Consistem em se submeter a uma situação experimental programada e gerar dados psicofísicos pelo método dos estímulos constantes, método do sim/não, estimação de magnitude e emparelhamento intermodal.
Você deve utilizar os dados gerados para resolver as atividades propostas, conforme as instruções de cada exercício. Feito tudo, deve se reunir com seu grupo, montar um relatório para cada um dos exercícios e entregar para o docente avaliar.

Os exercícios podem ser feitos em qualquer computador, desde que todos integrantes do grupo realizem o experimento no MESMO computador. Se quiserem realizar os experimentos no Laboratório de Percepção e Psicofísica, é recomendável reservar a sala experimental com antecedência para evitar conflito de horários entre os grupos. Para reservar a sala, fale com um dos monitores.

Faça o download das instruções e dos programas executáveis nos arquivos abaixo. Caso você não consiga fazer o download e nem executar o programa, avise um dos monitores ou compareça à monitoria.


Experimento 1: Método dos Estímulos Constantes


Resumo: Neste exercício experimental você realizará julgamentos sobre a largura de um estímulo de comparação em relação a largura de um estímulo padrão. A apresentação dos estímulos obedecerá o método psicofísico clássico dos estímulos constantes. Para análise de dados você deve traçar curvas psicométricas pelo método PROBIT das respostas maior que, menor que e igual. Você deve também calcular o intervalo de incerteza (II), o limiar diferencial (LD), o ponto de igualdade subjetiva (PIS), o erro constante (EC) e a fração de Weber (CW). Por fim, você deve colocar e interpretar os gráficos e todos estes valores para cada participante no relatório do grupo.





Vídeos de auxílio para a realização do exercício 1:



Existe um modelo para realizar a análise do primeiro exercício (método dos estímulos constantes). Este modelo é o mesmo que é apresentado em sala de aula.



Existe ainda outro modelo:


Dúvidas comuns e modelo para relatório





Experimento 2: Teoria da Detecção de Sinal


Resumo: Neste exercício experimental você responderá se em várias apresentações observou um ponto cinza em um círculo cinza de diferente luminância. A apresentação dos estímulos e as categorias de resposta obedeceram a teoria da detecção de sinal e método confidence rating. Para análise de dados você deve calcular uma regressão lienar e traçar uma curva ROC. Você deve também calcular os 3 critérios beta e o d'. Por fim, você deve colocar e interpretar os gráficos e todos estes valores para cada participante no relatório do grupo.




Modelos de planilha para realizar análise do segundo exercicío (método confidence rating):


Planilha do Prof. Sérgio:

Planilha usada no vídeo de monitoria:


Vídeos de auxílio para a realização do exercício 2:


Dúvidas comuns e modelo para relatório





Experimento 3: Estimação de Magnitude


Resumo: Neste exercício experimental você deverá estimar a área dos diversos estados brasileiros tomando como referência o estado de São Paulo, este que teria o valor padrão (100). Estes julgamentos devem ser feitos a partir da observação do estímulo e também a partir da memória (com estímulo ausente). Uma vez anotadas as estimativas de área de todos os estados para as duas condições (percepção e memória), junto com as áreas reais, você deve traçar uma função potência para as duas condições. Com a equação da função potência traçada você deve comparar e interpretar as duas funções e seus expoentes. Por fim, você deve colocar e interpretar os gráficos e todos estes valores para cada participante no relatório do grupo.

Planilha que se deve usar para a coleta e análise de dados:
Texto que vocês devem tomar como referência para interpretar os dados do exercício:

Lembrando que:


S=k.Eb



Log S

b. Log E + Log k=









S

RESPOSTA (SENSAÇÃO)


Log S

RESPOSTA (SENSAÇÃO)
K

CONSTANTE DE WEBER


b

EXPOENTE DE STEVENS
E

INTENSIDADE DO ESTÍMULO

Log E

INTENSIDADE DO ESTÍMULO
b

EXPOENTE DE STEVENS


Log K

CONSTANTE DE WEBER

Vídeos de auxílio para a realização do exercício 3:






Versões antigas do experimento 3





Dúvidas comuns e modelo para relatório




Como opção, há uma versão em DOS para os 3 experimentos. Os programas executáveis e as instruções podem ser baixada aqui.



Instruções

Atenção:
Os programas somente geram dados que são armazenados em arquivo texto de formato genérico, e que os alunos devem utilizar para calcular diversos parâmetros psicofísicos.
Os programas podem ser utilizados livremente para finalidade didática e não devem ser modificados sem consentimento do autor.

Sérgio S. Fukusima
Depto. Psicologia
FFCLRP - USP



S=k.Eb





Log S = b. Log E + Log k









S
Y
RESPOSTA (SENSAÇÃO)


Log S
y
RESPOSTA (SENSAÇÃO)
K
0.171
CONSTANTE DE WEBER


b
0.63
EXPOENTE DE STEVENS
E
X
INTENSIDADE DO ESTÍMULO

Log E
x
INTENSIDADE DO ESTÍMULO
b
0.624
EXPOENTE DE STEVENS


Log K
-1.845
CONSTANTE DE WEBER