Vocês devem se reunir em grupos de no máximo 4 pessoas e escolher um tema em percepção para elaborar um projeto de pesquisa. Algumas sugestões com ideias ja prontas são feitas abaixo. A vantagem em escolher estes sugestões é que já tem algumas coisas prontas e os monitores podem orientar melhor. Porém nada impede de pesquisarem outros temas.


  • Sugestões de temas:
  1. Que perfil da face facilita o reconhecimento de faces? (Prof. Dr. Sérgio)
  2. Há diferenças no padrão dos movimentos oculares de fixação no reconhecimento visual de expressões de emoções? (Prof. Dr. Sérgio)
  3. Como representamos mapas visualmente e as representamos mentalmente? (Dra. Patrícia Consolo)
  4. Sensibilidade de flicker em diferentes regiões do campo visual. (Gabriel)
  5. Reconhecimento de palavras do português brasileiro por meio de leitura labial. (Prof. Dr. Sérgio)
  6. Há diferenças entre hemisférios cerebrais no reconhecimento de expressões faciais de emoções? (Prof. Dr. Sérgio)
  7. Video games alteram desempenho em tarefas perceptuais e cognitivas? (Gabriel)
  8. Ilusão da máscara côncava. (Prof. Dr. Sérgio, Ms. Livia)
  9. Julgamentos espaciais de distância em cenas dinâmicas em vídeo. (Prof. Dr. Sérgio)
  10. Orientações espaciais de homens e mulheres se diferem? (Dra. Patrícia Consolo)
  11. Julgamento de tamanhos corporais de homens e mulheres. Diferenças perceptuais ou de critério de resposta? (Prof. Dr. Sérgio)
  12. Avaliação de expressões faciais. (Prof. Dr. Sérgio)
  13. Ilusões multissensoriais: Ilusão da mão de borracha (Dra. Patricia Consolo)
  14. Ilusão tamanho-peso (Barbie/Ken Illusion) (Dra. Patricia Consolo)
  15. A percepção em ambientes naturais: o que podemos aprender a cerca do sistema perceptual ao estudá-lo em ações em ambientes reais e naturais? (Dra. Patricia Consolo)
  16. Como as estruturas de diferentes ambientes influenciam na percepção de distância? (Dra. Patricia Consolo)
  17. A expectativa das pessoas aftam seu desempenho cognitivo?





  • TCLE: Para redigir o termo de compromisso livre e esclarecido vocês devem seguir as recomendações do item IV (TCLE) da resolução 466 do conselho nacional de saúde (link aqui) e as recomendações do nosso comitê de ética (link aqui). Leiam tudo antes de fazer.




  • Também estão disponíveis os resumos dos trabalhos que foram apresentados respectivamente nas 40ª, 42ª e 44ª Reunião Anual de Psicologia (SBP); e os painéis apresentados no XIII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia e IV Reunião Anual do IBNeC, em São Paulo (2013). Todos os trabalhos apresentados foram realizados durante a disciplina: Trabalhos PGE III








Após a definição dos temas, vocês terão que apresentar um projeto em sala de aula, antes de começarem a executar o que escolheram.

Sugestões para a apresentação em sala de aula:


  • Vocês deverão apresentar para a turma, e para o professor Sérgio, o que vocês irão pesquisar durante a disciplina de PGE.

  • Esta apresentação deve ser bem simples, deixando claro o assunto a ser pesquisado. Dêem preferência para o uso de slides no power point ou algum programa similar.

  • Um esquema, não precisam fazer desta maneira, para a apresentação ( e, também para o relatório da proposta do projeto) pode ser o seguinte:"capa", nome da disciplina, título do trabalho, membros do grupo e orientador (a pessoa da pós-graduação que irá orientá-los);
    • "resumo", um resumo deve informar a essência do projeto de maneira resumida, mas completa. Basicamente deve-se colocar informações referentes a finalidade da pesquisa, procedimentos usados, dados coletados, resultados obtidos e conclusões do estudo.
    • "introdução", contextualizar o assunto, com uso de base teórica e/ou artigos que vocês leram, devem levantar o problema - a justificativa de sua pesquisa deve ser apontado;
    • "objetivo", o que especificamente dentro do assunto levantado vocês irão investigar, qual a pergunta que vocês pretendem responder?;
    • "método", qual procedimento experimental vocês irão utilizar para coletar os dados - de preferência algum dos métodos psicofísicos;
    • "análise estatística"; - opcional - se já souberem como os dados serão analisados, poderão colocar qual análise será feita;
    • "Referências", quais artigos, livros e similares foram utilizados - sites, blogs podem ser citados, mas com ressalvas pois não possuem revisor e qualquer um pode escrever a bobagem que quiser sobre qualquer assunto.


  • Esta apresentação deve ser breve, com no máximo 10 minutos de duração. Então nada de fazer 20 slides para a apresentação. Cada um tem um jeito de explicar, mas uma sugestão seria apenas 5 slides.

  • Vocês deverão ser objetivos e informar tudo que o Sérgio precisa saber sobre seu trabalho. A melhor forma para conseguirem isso é ensaiar, mostrar sua apresentação para alguém fora da área/assunto e perguntar se a pessoa entendeu. Se não, é porque vocês devem ser mais claros.

  • Após cada apresentação o professor Sérgio fará comentários sobre o trabalho. Por exemplo, poderá sugerir algum método diferente do que vocês pensaram, utilização de estímulos diferentes dos quais vocês planejaram, ou até mesmo a troca de tema. Ele irá fazer isso com base na sua experiência como orientador e revisor de artigos científicos. Então mesmo que vocês não concordem ou não gostem das sugestões, elas serão feitas com o objetivo de melhorar o trabalho, e principalmente para que ele possa ser executado dentro do prazo.

  • Vocês também terão que entregar um texto escrito com o projeto. Para isto basta seguir estas instruções também. O professor Sérgio pediu algo simples, de uma página apenas. Então não precisa de capa.

Sobre coleta da dados:

Quem for utilizar as salas do laboratório e equipamento para a coleta de dados devem agendar dia e horário para tal. Se o aluno chegar enquanto outro grupo agendado estiver coletando no mesmo espaço o aluno pode ficar sem coletar. Se o aluno quiser utilizar a sala enquanto um membro do laboratório estiver coletando, o aluno deverá aguardar, pois a prioridade de uso são para os alunos do laboratório. Assim sendo evite utilizar salas que ja estão sendo utilizadas e sempre marque horário, para que não conflite com outros alunos tanto da turma quanto integrantes do laboratório.


Sobre relatório final:

Não há um modelo específico para o relatório final. Contudo a ideia do projeto de PGE III é simular uma pesquisa de psicologia experimental com seres humanos. Em uma pesquisa deste tipo, como em qualquer outro tipo de pesquisa, você faz relatórios sobre sua pesquisa para o órgão fomentador, para seu orientador, para teu departamento, etc. A ideia do relatório é você mostrar para quem você "presta contas" a fundamentação de sua pesquisa (de onde que você tirou as ideias para teu projeto), qual a finalidade do seu projeto, como você executou tua pesquisa, o que você aferiu com esse trabalho e como isso conversa com o que há na literatura. Traduzindo isso para sessões de um relatório:

- Fundamentação do seu trabalho: Introdução. No final dessa sessão você deve terminar com uma lacuna do conhecimento atual, pois sua pesquisa deve, eu espero, ter a fundamentação nesta lacuna. Dessa lacuna surge a pergunta que seu projeto tenta responder. E responder a pergunta é o objetivo.
- Finalidade do seu projeto: Objetivo. Lembre também de colocar aqui qual é sua hipótese, ou seja, a partir do objetivo que você traçou o que você espera encontrar? Chame de Hipótese nula o que se tem de conhecimento na literatura até agora e chame de Hipótese alternativa o que você espera encontrar de diferentão.
- Como você executou teu projeto: Método. Essa parte é muito importante e deve ser bem descrita, pois é nela que você será avaliada se utilizou ferramentas adequadas para responder sua pergunta inicial, ou seja, se o caminho que você utilizou para atingir sua finalidade foi adequado.
- O que você aferiu: Resultado. Aqui você vai discutir o que você encontrou com números, gráficos e análises.
- Como isso conversa com o que há na literatura: Discussão. Você vai interpretar teus resultados aqui e comprar com o que há na literatura a respeito, e vai discutir como isso responde sua pergunta inicial e se há evidências para rejeitar ou não a hipótese nula (que é a hipótese contrária, complementar a tua hipótese alternativa).
- Outras coisas importantes: depois da discussão (ou no final dela) vocês podem colocar considerações finais sobre o trabalho de vocês, como falhas que vocês tiveram na execução do projeto. Depois da discussão lembrem de colocar as referências de tudo que vocês citaram na introdução e discussão. E depois na referência se houver anexo e apêndices, coloquem. E por fim tentem explicar seus resultados em termos de variáveis dependentes (o que vocês estão medindo), independentes (o que vocês controlam) e intervenientes (variáveis que alteram o resultados de vocês mas vocês não controlam).


Um abraço
--
Gabriel Arantes